top of page
  • Foto do escritorSamuel Dourado

Quanto devo poupar todos os meses?

Na minha carreira de Consultor Financeiro, escutei mais de 500 vezes a pergunta "quanto devo poupar todos os meses?"


Gerir o seu orçamento familiar definitivamente não é uma tarefa simples, concorda? Mesmo que você seja solteiro, sem filhos, sem pets, nós temos diversos eventos financeiros em um mês. O primeiro e mais aguardado: o recebimento do salário. Chega dá aquela emoção de ver o dinheiro na conta. Do outro lado, nós temos diversos eventos financeiros pelo lado da despesa (muitas vezes mais do que gostaríamos). Um solteirão vivendo sozinho, por exemplo, gasta seu salário com pelo menos 10 classes de despesas: água, luz, internet, celular, streamings, alimentação, vestuário, transporte, aluguel, serviços por assinatura, etc. Muita coisa em um só mês.


Daí que está a grande dificuldade de muitos brasileiros. Como gerir adequadamente o salário? Quanto devo gastar? Com quê devo gastar? Quanto devo poupar todos os meses? Bom, os Consultores Financeiros elaboraram uma série de regras de bolso para ajudar a gerir melhor sua vida financeira. A melhor regra (e olha que já trabalhei esta regra com mais de 50 clientes) é chamada 50-30-20. Para os íntimos, regra de Bolso 50-30-20.


Como funciona? Simples! De todas as receitas que recebemos no mês, devemos alocar 50% em gastos fixos, 30% em gastos variáveis e 20% em poupança. Mas, afinal, o que são gastos fixos e variáveis? Como diferir uma classe da outra? Para ser sincero existe uma linha tênue entre gastos fixos e variáveis, nem sempre é fácil enquadrar em um ou outro caso. Uma boa dica é: gastos fixos são aqueles gerados de forma estrita, obrigatória, são nossos gastos "vinculados". Exemplos: conta de água, luz, internet, celular, algum bem parcelado no cartão, carro, moto, aluguel, condomínio, mensalidade da academia, da faculdade, etc


Já os gastos variáveis eles flutuam de acordo com os meses. Exemplo: vestuário, balada, jantar fora, cinema. Todo e qualquer gasto que não é vinculado ao nosso orçamento. É claro que você vai perceber que alguns gastos são complicados de classificar. Tudo bem, o importante é classificar a maior parte dos gastos da forma correta, controlando seu orçamento


Depois dos gastos, vamos falar do essencial. Você deve poupar 20% do que recebe todos os meses. Esta poupança, além de ser realizada todos os meses, deve ter um destinatário específico. Ou seja, não adianta nada poupar 20% da sua renda e colocá-la no colchão, certo? Você precisa investir todos os meses este valor de poupança. E para isso que servem os Assessores e Consultores de Investimento. Eles te ajudarão na complicada tarefa de montar um planejamento de investimentos pro curto, médio e longo prazos. Assim você será não só um poupador inteligente, mas também, um investidor de sucesso!

13 visualizações0 comentário
bottom of page